CAMINHO DE DEUS
Isaías 48:17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO LIVRO DE ISAIAS
Primeiramente, desde os tempos mais remotos Isaías foi considerado o maior dos profetas do A.T.. "O Profeta da Santidade"
É o livro mais completo de toda a Bíblia
numa providência simplesmente esplendorosa inspirou Isaías a fazer uma relação perfeita. Entre os sessenta e seis capítulos do seu livro, com os sessenta e seis livros de toda a Bíblia
do capítulo 1 ao 39 a linguagem é sugestiva e repleta de ilustrações (significando os trinta e nove livros do Antigo Testamento), enquanto que nos capítulos 40 a 66 a linguagem é mais vívida, (significando o Novo Testamento). Enquanto 1-39 falam do Rei-Messias, essa figura é substituída pelo Servo Sofredor dos capítulos de 40 a 66.
O Capítulo 48, por exemplo, o qual se identifica com o livro de Gálatas, que tem por mensagem CRISTO, o libertador: da Lei, e do mero formalismo, guiando à gloriosa liberdade.
Esta mesma mensagem é percebida em Isaías 48:1, quando o livro conclama a "casa de Jacó, que vos chamais do nome de Israel" .
Jacó e Israel são na realidade a mesma pessoa, Jacó o homem carnal, que ainda não encontrou o Senhor que lhe dirige estas palavras: "O teu nome é Jacó, não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome." (Gen 35 :10) Ele, após este encontro com o Senhor recebeu uma ativação de sua natureza espiritual, passando a significar Israel, (o homem espiritual, o espírito humano, o homem interior.)
Assim sendo a mensagem de 48:1 de Isaías é profeticamente dirigida aos cristãos - seres humanos espiritualizados -, que "fazem menção do DEUS de Israel, mas não em verdade nem em justiça" - ou seja não em: "espírito" nem em "verdade" (Jo 4:24) E isto identifica-se com a mensagem do livro de Gálatas, onde há uma conclamação à libertação da formalidade carnal, que é a "liberdade com que CRISTO nos libertou" (v 5:1) a qual nos remete à espiritualidade do Evangelho. E indiretamente à solução total para os problemas da carnalidade providenciados pelo "andar em espírito". Isaías 48:17- 18 é uma outra prova da sintonia entre os livros de Isaías e a epístola aos Gálatas. Demonstrando a veracidade da correlação.
"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu DEUS, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar . Ah. se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar."
QUAL É O CAMINHO DE DEUS?
CAMINHO DA MORTE:
Jeremias 21:8 “ E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”.
Pv. 14:12 “ Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”
Milhares de crianças, adolescente e jovens diariamente estão sendo alistadas para o caminho da morte(droga, prostituição, tráfico, curtição,...) todos busca prazer, vida fácil, fama, prestigio, reconhecimento, entre outros.
O caminho da morte é escolha do homem. Ele trilha sozinho por ele com seus próprios pés.
CAMINHO DA VIDA
Pv. 6:23 Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida
Pv. 16:17 “ Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”. Ec.11:5 “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas”.
Todos os heróis da fé foram é são exemplos de homens que escolheram caminho Deus. Vejamos algumas analise:
O caminho de Deus nem sempre é o mais fácil, mais tranqüilo, porém posso afirma que é os mais valiosos e necessários para o homem.
Mt 7:14 “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.
Para o nosso bem, e o lapidar de nossa alma Deus nos faz trilhar pelo caminho do deserto.(Abraão, Moises, Jesus e muitos outros tiveram que trilhar o caminho do deserto). Marcos 1:3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
Vejamos o exemplo de três heróis da fé que fizeram a escolha certa, mesmo tendo que sofre humilhações, dores, perseguições.
JOSÉ – Começou sua escolha dentro do lar, sendo filho obediente e amado por seu pai. No Egito, vendido como escravo, aparentemente não tendo nada a perder não se contaminou com a mulher de Potifá, mesmo sabendo que poderia até morrer. Foi preso, humilhado por um ato que não tinha praticado. Suportou a prisão e no tempo certo Deus o exaltou.
DANIEL – Levado como escravo para Babilônia, longe de sua parentela, mas não longe de seu Deus. Tinha como propósito não contaminar com os manjares do rei, e não se curvar diante de outros deuses. Foi lançado na cova dos leões. Deus o exaltou e abençoou por ter feito a escolha certa.
DAVI – Ungido como rei, continuo no pastorei das ovelhas de seu pai. Não teve medo de enfrentar Golias. Mesmo sendo reconhecido com o novo rei de Israel esperou por mais de 13 anos fugindo da perseguição de Saul e por três vezes teve a oportunidade de dar cabo d sua vida , mas temeu tocar no ungido de Deus, mesmo sabendo que ele estava desviado dos seus caminhos.
Lembre: Quando o homem escolhe o caminho de Deus em momento nenhum Deus o deixará só. Ele vai está com você em todas as situações da vida.
O CAMINHO DE DEUS NÃO PRECISAMOS FAZER. É SÓ TRILHAR POR ELE.
Jesus Cristo nos abriu o caminho para Deus por meio da sua morte na cruz. Ele comprou a nossa salvação ao derramar o seu sangue. Deu a sua vida em troca da nossa salvação. Sua morte e ressurreição estabeleceram uma aliança nova e eterna entre Deus e a humanidade.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" João 14:6
"Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". João 5:24
"... a todos os que o receberam (a Jesus Cristo), àqueles que crêem no seu nome, deu-lhe so poder de serem feitos filhos de Deus - filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." João 1:12. 13
"Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo." 2 Coríntios 5:17
Em nenhum momento da história do homem Deus o abandonou. O homem sim fez isso quando pecou no Edem e tem feito diante de suas escolhas ruins.
Assim como Deus esteve com Jose no Egito, com Moises no deserto, com Daniel da cova dos leões, com Davi diante da batalhas.
HOJE Deus está com a igreja por meio do ESPIRITO SANTO.
João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; João 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 15:26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. João 16:7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 1 João 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Presbitero:MARCILEI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
+de+pimenta+05.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário